O progresso tecnológico aplicado às telecomunicações constitui um caminho quase obrigatório para o desenvolvimento de negócios escaláveis e altamente competitivos. Com base no crescimento do mercado contemporâneo, o mais importante é saber antecipar tendências, necessidades e conhecer os últimos avanços tecnológicos.
Para que você não fique de fora de nenhum deles, aqui estão cinco tendências com potencial de fazer o seu negócio ser mais competitivo, ágil e eficiente.
1. Comunicação 5G:
A tecnologia 5G tem como principais características a hiperconectividade e a economia sustentável. Os consumidores terão um ecossistema móvel, a WWWW (World Wide Wireless Web), com uma banda larga contínua e com serviços baseados em nuvem.
Em 2021 a ANATEL fez um leilão que determinou quais empresas iriam operar essa próxima geração de comunicação no Brasil. Dessa forma, foi previsto que essa tecnologia seja implementada em todo território nacional até 2029.
Atualmente, a implementação do 5G começou em julho e conta com 12 capitais prontas em termos de infraestrutura e legislação para receberem essa tecnologia. O 5G está sendo implementado de forma gradual, para que haja tempo para as adaptações legais.
A implementação do 5G traz importantes oportunidades comerciais e contribui para expandir o acesso da internet.
2. WI-FI 6:
O Wifi 6 é uma nova nomenclatura, anteriormente chamada de 802.11ax, para as próximas conexões de internet sem fios. Essa nova forma de conexão traz mais rapidez para o usuário, permite que mais aparelhos estejam conectados e uma conectividade mais segura.
Esse novo padrão de banda larga fixa possui muitas vantagens, mas atualmente é uma tecnologia que ainda está em passos lentos em comparação ao 5G.
3. Cidades Inteligentes:
Cidades inteligentes ou smart cities, como são chamadas em inglês, são cidades que possuem em sua estrutura a tecnologia. Elas possuem a implementação da Internet das Coisas (IoT), WiFi, Big Data, Cloud Computing e Mobile Apps, são suportadas por infraestruturas de fibra ótica e possuem redes móveis 5G.
No Brasil, alguns exemplos de cidades inteligentes são Florianópolis, São Paulo e Curitiba. Essas cidades possuem características como mobilidade, planejamento urbano, meio ambiente, tecnologia, inovação, governança e economia, que permitem que as mesmas se enquadrem nos requisitos para serem classificadas como cidades inteligentes.
As cidades inteligentes vão além da implementação da tecnologia, elas são um ecossistema que prioriza a inovação em prol dos benefícios aos cidadãos.
4. Computação de Borda:
A computação de borda é um tipo de processamento que analisa e armazena dados mais próximos de onde eles são gerados. Dessa forma, permite-se uma análise mais rápida e quase que em tempo real.
O objetivo dessa tecnologia é aproximar a computação e o armazenamento de dados, para que assim os custos operacionais sejam reduzidos auxiliando as empresas. Esses dados são coletados de forma mais rápida e com menos lentidão na sua distribuição, pois não precisa de um lugar centralizado para a sua distribuição.
5. Assinatura Eletrônica:
Assinatura eletrônica é uma tecnologia criada para agilizar procedimentos e permite a execução de processos mais rápidos e ágeis, por isso, essa é uma solução indispensável para todas as empresas de todos os segmentos, incluindo o telecom.
Para se ater ao mundo globalizado, as relíquias operacionais comerciais ( como os formulários estáticos) foram perdendo espaço. A implementação das assinaturas eletrônicas é um recurso notável, porque pessoas de qualquer lugar do mundo, e a qualquer momento, podem fechar um contrato com validade jurídica, sem burocracias.





0 Comentários