Com foco nas tecnologias relacionadas à comunicação e à informação, a revolução tecnológica surgiu com o desenvolvimento de novas ideias no campo industrial e seguiu com transformações históricas, como a internet, até chegar ao cenário atual.
Hoje, o mercado vive mudanças constantes e cada vez mais rápidas com tecnologias que alteram o modo de consumo, a forma de se comunicar com o público e de conduzir as operações da empresa.
Com isso, inovações tendem a surgir para acompanhar essas mudanças. As marcas devem se atentar a elas para manter a vantagem competitiva, encontrar novas oportunidades de negócio e identificar pontos de melhoria para o negócio.
Revolução tecnológica
Revolução tecnológica é o termo usado para descrever as mudanças que ocorrem na sociedade por meio da ciência, da tecnologia e da inovação. Elas alteram os modos de produção, comunicação, transporte, consumo e cultura de um determinado período.
No contexto global, alguns marcos históricos representam a evolução tecnológica em momentos revolucionários, como:
Revolução Industrial: introduziu o ferro, o carvão e a máquina a vapor, transformando a produção industrial no mundo;
Revolução Elétrica: apresentou a eletricidade, que permitiu o desenvolvimento de outras inovações, como a lâmpada, o motor elétrico e o telefone;
Revolução Informacional: responsável pela evolução da internet, informática e robótica, que introduziram conceitos como a inteligência artificial, as redes sociais e a computação em nuvem.
Novas transformações ocorreram ao longo dos anos, até a chegada das inovações tecnológicas, durante o período conhecido como indústria 4.0. Esse período se caracteriza pela automação, digitalização e integração de sistemas.
Para as marcas, essas movimentações históricas representaram mudanças estratégicas de divulgação, relacionamento com o consumidor e venda de produtos ou serviços.
O conceito de marketing 5.0, por exemplo, surgiu como uma forma de definir o momento atual do marketing, que tem a tecnologia como aliada para aprimorar a jornada de compra e as estratégias voltadas à experiência do consumidor.


0 Comentários