Os Satélites Artificiais são equipamentos criados pelo homem com o intuito de explorar o Universo. São corpos lançados no espaço por meio de foguetes destituídos de tripulação que orbitam os planetas, outros satélites ou o Sol, sendo utilizados para o aprofundamento dos estudos acerca do sistema solar. Geralmente, eles podem ser observados a olho nu do planeta Terra.
A história dos satélites artificiais começa no século XX, com o lançamento do primeiro veículo espacial construído pelo homem, no período que ficou conhecido como a “Corrida Espacial”, no contexto da Guerra Fria, entre Estados Unidos e a União Soviética.
Destarte, em 4 de outubro de 1957 foi lançado pelos soviéticos o primeiro satélite artificial da Terra: o Sputnik I, e em 3 novembro 1957, foi lançado o Sputnik II.
Meses depois, em 31 de janeiro de 1958, os Estados Unidos lançam seu primeiro satélite: o Explorer 1. O primeiro satélite brasileiro, denominado “Satélite de Coleta de Dados” (SCD-1) foi lançado em 1993.
Atualmente, os satélites artificiais desempenham importantes funções. Ele são desenvolvidos através de sistemas tecnológicos de ponta e utilizados para diversos fins, os quais colaboram com o avanço científico de diversas áreas do conhecimento e consequentemente para o desenvolvimento da sociedade.
Cerca de 3000 satélites artificiais estão em funcionamento em todo o planeta Terra, permitindo enviar sinais do espaço para o aprofundamento dos estudos nos sistemas de comunicações, navegações, geológicos, climáticos, militares, dentre outros.
Essas máquinas possuem uma vida útil, de forma que funcionam cerca de 10 anos. Isso tem sido um problema, visto que gera um tipo de poluição desencadeada pelo excesso do lixo espacial, a poluição espacial.

0 Comentários